quarta-feira, 2 de julho de 2014

Patrocínios Culturais · Centro Cultural apresenta Quarta Erudita




A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresenta hoje (2), no projeto Quarta Erudita, o espetáculo ‘Ivan Cruz Instrumental’, que apresenta arranjos do multi-instrumentista paulista radicado em Mato Grosso do Sul. O evento começa às 20 horas, no teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A classificação é livre.

Neste show, Ivan Cruz traz um repertório composto em parte por composições e arranjos próprios, e noutra parte por obras importantes de outros artistas, executadas predominantemente com o violão 7 cordas. As composições são influenciadas pela vivência musical com os diferentes estilos e linguagens ao longo dos anos, utilizando de recursos de diversos tipos de música, como a erudita, salsa, samba, choro, tango, entre outros.

Valem ser citados nomes como o de Tárrega, Guinga, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Marco Pereira como influência nas composições. E complementando o repertório encontram-se grandes obras de compositores consagrados para o violão, como Roland Dyens e Astor Piazzola, além do uso do instrumento bandolim em um choro de Jacob do Bandolim.

Natural de Guarulhos (SP), Ivan Cruz é reconhecido pela competência técnica em dominar diferentes instrumentos, apesar de sua especialidade e preferência recaírem ao violão. Começou seus estudos com o maestro Eduardo Martinelli, em Itanhaém (SP), onde realizava concertos solo, em grupos de câmara ou orquestra.

Em 2001 foi vencedor do V Concurso Nacional de Violão Musicallis. É bacharel em Violão pela Unesp, onde integrou o trio Unesp de Violões. Também estudou Violão Erudito no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Residindo em São Paulo, atuou também como guitarrista em algumas bandas e criou o grupo "Carranca" de música instrumental, no qual era violonista, diretor e arranjador.

Em 2009 mudou-se para o Estado para ministrar aulas de violão como professor temporário na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desenvolve intensa atividade musical como professor, contrabaixista da Orquestra Municipal de Campo Grande, bandolinista e flautista junto a músicos de todo o país, arranjador e instrumentista do grupo Iucatan, realizando concertos e apresentações solo em diversos estados e países vizinhos.

Como integrante do grupo Choro Opus Trio gravou em 2012 o bandolim, o pandeiro e assinou um arranjo do álbum ‘Descendo o Sarrafo’, produzido com patrocínio da Petrobrás. Se apresentou em 2013 no Festival Raízes do Atlântico e no clube de Jazz Scatt, na Ilha da Madeira, em Portugal. Atualmente se concentra na gravação do primeiro disco do grupo Iucatan e de seu primeiro registro fonográfico solo.

O projeto Quarta Erudita começou em abril de 2009 e tem por objetivo fomentar e difundir a música erudita, proporcionando à classe artística deste segmento espaço para suas apresentações, incentivando a formação de público e de mercado por meio do acesso aos bens culturais.

Os ingressos serão vendidos a R$ 7,50 (preço único) na bilheteria do Teatro Aracy Balabanian com uma hora de antecedência do espetáculo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

fonte: http://www.folhacg.com.br/noticias-ler/centro-cultural-apresenta-quarta-erudita/9382/


Para saber mais sobre Patrocínios Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário