'E o Silêncio Nagô Calou em Mim' chega a Salvador e fica em cartaz até 22 de fevereiro de 2014

Depois de ficar em cartaz em Brasília, a exposição 'E o Silêncio Nagô Calou em Mim' chega a Salvador trazendo à discussão questões referentes à influência da África na construção da identidade do brasileiro, com destaque para as religiões de matriz africana e o papel dos terreiros de candomblé. Composta por fotografias da premiada fotógrafa e pesquisadora Denise Camargo, a mostra ocupa o Centro Cultural Correios desde o último dia 19 e tem curadoria do escritor, roteirista e ex-curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Diógenes Moura. Saiba mais informações desta exposição na agenda do iBahia.
Além das fotos, 'E o Silêncio Nagô...' inlcui textos, trilha sonora composta especialmente para a exposição, vídeo e ambiente interativo. Com foco voltado para a cultura afro-brasileira, a série fotográfica revela o processo de criação da artista no terreiro de candomblé. A ideia de Denise era tirar o tema do lugar comum e elevar a discussão sobre a diversidade étnica e cultural a outra dimensão.
Com o intuito de democratizar o acesso à arte, viabilizando a acessibilidade do público portador de deficiência visual ao espaço expositivo. Além das imagens, da trilha sonora, de palestras da artista e de convidados, de oficina de formação para educadores, o projeto contempla sinalização podotátil que auxiliará a visita de cegos. Na entrada da sala, eles receberão um aparelho com audiodescrição das imagens, garantindo total autonomia durante o percurso expositivo.
Aberta para visitação de 19 de dezembro de 2013 a 22 de fevereiro de 2014, a exposição 'E o Silêncio Nagô Calou em Mim' é uma realização do Ministério da Cultura, com patrocínio dos CORREIOS e apoio do Centro Cultural dos Correios em Salvador.
Para saber mais sobre Patrocínios Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário