O Projeto Circuito das Artes vai se despedir do Beco do Carmo, onde realizou oficinas de fotografia, desenho, dança de rua, reciclagem de PET, grafitagem e audiovisual, direcionadas à comunidade do local, com uma série de atividades programadas para este domingo, dia 1º de dezembro.
A programação de resultados das oficinas, que foram realizadas no Porto Maré, Porto Beiradão (Restaurante Dona Alice), Fórum Landi, Palmeiraço e na Escola Honorato Filgueiras começa a partir das 9 horas. Haverá grafitagem no Beco do Carmo, numa parceria com o Projeto Soul da Rua e participação de aproximadamente 20 grafiteiros. O Soul da Rua é uma iniciativa do Coletivo Cosp Tinta e do Coletivo Casa Preta, com vistas ao fortalecimento da cena do grafite local e regional, sem perder a perspectiva de conscientização acerca de valores sociais e étnico-raciais, através da difusão de outras artes urbanas ligadas à cultura hip-hop e à cultura popular.
À tarde acontecerão visitas ao Beco do Carmo, a partir das 15 horas, e apresentações da Caravana da Leitura e do Grupo de Teatro Itaguari, além de roda de Rima-Rap (frestyle), Cyfer de BBoys (dança de rua), e apresentação do resultado das oficinas de violão popular, dança de rua, fotografia, desenho e reciclagem de pet. Uma oficina de trança também será oferecida ao público que prestigiar o evento.
Para encerrar a programação em clima musical, haverá show do cantor Felipe Cordeiro e banda, na Praça do Carmo, como forma de agradecer a acolhida do projeto pela comunidade. Serão entregues certificados a todos os que participaram das oficinas.
O Projeto Circuito das Artes, uma realização da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, da Secretaria Especial de Promoção Social e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Vale e Banpará, já passou pelos bairros do Jurunas, Guamá, Pratinha I, Pratinha II, Marambaia, Tenoné e Terra Firme. Foram realizadas mais de 50 oficinas em diversas linguagens artísticas, como artes plásticas, fotografia, dança de rua e regional, grafitagem, reciclagem, DJ e audiovisual, envolvendo mais de 50 instrutores e com atendimento a mais de 700 alunos das comunidades.
No final do ciclo de oficinas, em cada bairro, aconteceram mostras dos resultados com a realização de fotovarais, projeções audiovisuais, projeções fotográficas, danças regionais, danças de rua, teatro de fantoches, teatro de rua, apresentações de grupos folclóricos das escolas e shows musicais. Além disso, o Circuito das Artes, em parceria com as secretarias de Urbanismo e Saneamento, realizou a limpeza e revisão da iluminação de praças e seu entorno, nos bairros em que esteve presente.
Em 2014, o projeto continuará dirigindo suas ações para bairros periféricos da Região Metropolitana de Belém.
Em 2014, o projeto continuará dirigindo suas ações para bairros periféricos da Região Metropolitana de Belém.
Para saber mais sobre Patrocínios Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário