
Gravado ao vivo no Theatro da Paz, em julho de 2012, em Belém, durante duas noites de shows, repletas de emoção e convidados especiais, o primeiro DVD da carreira de Joaquim de Lima Vieira será lançado nesta sexta-feira, 25 de outubro, dentro do projeto Música na Orla, na Estação das Docas. A partir das 20h, no anfiteatro São Pedro Nolasco da Estação das Docas, com entrada franca.
O show de lançamento contará com participação da banda Os Dinâmicos e convidados especiais, e será realizado às vésperas do aniversário do criador da guitarrada que completará 79 anos no dia 29 de outubro.
A realização é do Governo do Estado, Secult, Pará-2000/Estação das Docas, com apoio cultural da Rede Cultura de Comunicação, Banco da Amazônia, Fundação Tancredo Neves / Lei Semear e Vivo. A produção é da Três – Cultura Produção Comunicação.
O DVD
O DVD “Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada” integra o projeto de mesmo nome, produzido por meio da Lei Semear do Governo do Estado, com patrocínio da Vivo e Banco da Amazônia e apoio cultural da Funtelpa, Albrás e Sesc, Secult, Theatro da Paz e Instituto de Artes do Pará. A direção Musical é do produtor musical e guitarrista Félix Robatto, com direção geral da jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros.
O DVD traz Mestre Vieira se apresentando com Os Dinâmicos, banda formada por Dejacir Magno (voz), Luis Poça (teclado), Lauro Honório (guitarra base) e Idalgino Cabral (baixo), músicos que integraram as pri¬meiras formações do grupo Vieira e Seu Conjunto. O grupo tinha ainda, em sua primeiríssima versão, Arlindo Celestino – (baixista), Bertino Poça – (percussão) e Cas¬siano Xavier Pereira Filho (baterista), já falecidos. No show para a gravação do DVD, a bateria dos Dinâmicos foi assumida por Jairo Rocha, também morador de Barcarena, cidade natal de todos eles e de Mestre Vieira.
No backing vocal, especial, foi feito por Keila Gentil e William Love, da Gang do Eletro. Para a percussão, foi convidado o músico Ytanaã Figueiredo. O primeiro show contou ainda com os convidados Luiz Pardal, Iva Rothe, Fernando Catatau (Cidadão Instigado - CE), Lia Sophia e Toninho Abenatar. No final da apresentação, Mestre Vieira surpreendeu a todos e desce do palco para tocar em meio à plateia que lotou cada espaço no centenário Theatro da Paz. O repertório do primeiro dia traz principalmente as composições cantadas, entre eleas “Você Voltou pra Mim”, com Lia Sophia.
Instrumental - Focando a produção instrumental do artista, o segundo dia de show contou com os convidados Manoel Cordeiro, Mestre Curica, Felipe Cordeiro, Trio Manari (Nazaco Gomes, Kleber Benigno e Marcio Jardim), André Macleuri, Gaby Amarantos, Breno Oliveira, Otávio Gorayeb, Pio Lobato, Vovô, Paulinho Moura e Sebastião Tapajós. Além de Gaby Amarantos, que cantou duas canções com letras do próprio Mestre Vieira.
A noite encerrou em grande estilo. A emoção tomou conta de todos, quando Mestre Vieira chama ao palco e apresenta ao público os her¬deiros genuínos da guitarrada, os filhos Kim Vieira (percussão), Valdecir Vieira (bat¬eria), Wilson Vieira (teclado) e o neto Eric Vieira (percussão).
Na banda base, estavam os músicos: Adalberto Junior (baixo); Elvis Júnior (guitarra); Givaldo Pastana (guitarra); Ytanaã Figueire¬do (percussão); Junior Dusik (bateria) e Ulisses Cavalcante (teclado).
A guitarrada - Fonte de inspiração e patrimônio cultural imaterial do Estado do Pará, a guitarrada tem sido referência para compositores e músicos interessados em pesquisar as sonoridades que nascem nas beiradas da região Amazônica. O ritmo contagiante, que influencia e dita tendências desde o final dos anos de 1970, foi criado pelo paraense Joaquim de Lima Vieira, que inicialmente o chamou de Lambada, gíria utilizada por um radialista de sua época.
Em 1978, com ao lançamento do primeiro LP “Lambada das Quebradas”, pela Continental, a banda Vieira e Seu Conjunto, como se chamava à época, fez turnê pelo nordeste, vendendo quase 300 mil cópias, já do segundo LP, lançado em 1982. Uma década depois, já eram 13 discos gravados.
Entre 1992 e 2000, depois de passar por algum tempo longe da mídia, Mestre Vieira volta à cena com “Os Mestres da Guitarrada”, ao lado de Mestre Curica e Aldo Sena, projeto da Funtelpa em parceria com o guitarrista Pio Lobato.
A fase de grande repercussão privilegiou, acertadamente, as composições instrumentais, reforçando o status de guitarreiro do artista e afirmando-lhe o título de criador da guitarrada que, àquela altura, já ecoava pelo país, enquanto uma nova geração de guitarristas também passava a beber nesta fonte.
O grupo, após 2005, seguiu com nova formação: Pio Lobato, Otávio Gorayeb (percussão), Vovô (bateria) e Breno Oliveira (baixo). E Mestre Vieira seguiu se apresentando em diversos festivais de música independente do país.
Em 2008, a jornalista Luciana Medeiros encontra-se com Mestre Vieira, em Barcarena, interior do nordeste paraense e surge então o projeto “Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada”. É o início de um longo processo para a gravação do DVD que chega agora ao público.
Mais informações: Site / 91 8134.7719 / 3088.5858.
Redação Ache Belém com informações da Luciana Medeiros (Holofote Virtual)
Para saber mais sobre Patrocínios Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário