A banda Base - JAM no MAM lança “Improvisação”, o segundo registro das sessões musicais que acontecem todos os sábados na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, AvenidaContorno.
O evento será feito durante a jam session neste sábado (13), a partir das 18h, quando serão exibidas nos telões montados no local, em primeira mão, cenas que fazem parte do novo material, que também poderá ser adquirido na ocasião.
Fruto de um trabalho coletivo, “Improvisação” teve coordenação geral de Sofia Federico e é uma realização da Huol Criações, que, também, é produtora de conteúdos audiovisuais – sendoresponsável pelo programa Jazz na Madrugada, transmitido semanalmente pela TVE Bahia. Ingresso: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Preço do DVD: R$ 15. Mais informações: www.jamnomam.com.br.
Segundo o músico Ivan Huol, a diferença entre o segundo e o primeiro registro é a inclusão de um CD de áudio com todas as faixas desse novo DVD, além do áudio das músicas do primeiro DVD. “O objeto do documentário é mais específico, abordando a improvisação como forma de expressão artística em música, contando como teria surgido essa força musical aqui na Bahia, entrevistando músicos que ajudaram a construir essa tradição jazzística aqui em Salvador. O DVD anterior cuidava em apresentar o que era a JAM no MAM em si, como surgiu, além de mostrar as belezas do espaço do Museu”, explica.
No DVD, músicos que viveram a efervescência da música instrumental de Salvador dos anos 1970/80, como Sérgio Souto, Paulinho Andrade, Luciano Chaves e Ivan Bastos, falam sobre a importância da JAM no MAM como espaço dedicado a artistas que gostam de improvisar. “Em geral, o improviso costuma ficar relegado aos bastidores ou ao processo de construção de uma obra”, afirma Sofia Federico, lembrando que, na JAM no MAM, o improviso é o próprio espetáculo. Além do documentário, o novo material inclui um CD de áudio com seis músicas: três do DVD novo e três do primeiro DVD – entre elas “Alaúde” e “Cariri-Blues”, de Ivan Bastos, e “Patinete Rami-Rami”, de Letieres Leite. “O destaque vai para a entrevista com o baterista Lula Nascimento, que também toca em Cariri-Blues. Quem o admira vai se surpreender ainda mais com suas falas, muito precisas e lúcidas”, observa Ivan Huol.
Ele disse ainda que existem planos para outros DVDs da JAM, no futuro. “Minha ideia é Sofia fazer um longa sobre o jazz na Bahia, num desdobramento dessas entrevistas, aprofundando ainda mais o tema”, conta.
Já a produtora Cacilda Povoas falou que ideia é fazer um longa sobre a história recente da música instrumental na Bahia, do final dos 1970 para cá. “Acredito que essa seja nossa missão, deixar registrada a história desses músicos que estão na cena instrumental hoje e dos que estão chegando. Contar como se deu a formação deles e como se dá a construção de uma identidade musical, que tem em sua composição elementos da nossa tradição musical, elementos da música afro-cubana e elementos da tradição de um estilo universal que é o jazz, bem ao modo antropofágico, como os baianos sabem ser”, admite.
O lançamento conta com patrocínio da Oi e do Governo da Bahia, através do Programa Estadual de Fomento à Cultura – Fazcultura, com apoio cultural do Oi Futuro. Este é o segundo DVD da JAM, projeto que já existe há 12 anos, a contar com o apoio do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados e apoio do instituto de responsabilidade social da Oi. Essa parceria permitiu ao projeto desenvolver o seu formato inicial e criar importantes registros de parte da história da música baiana.
Histórico do projeto
O primeiro DVD da JAM no MAM foi lançado em abril de 2012. Dirigido pelo videoartista Flávio Lopes e o cineasta Fábio Rocha, traz o documentário “Varanda”, com histórias sobre a Gamboa de Baixo, o Solar do Unhão, a escravidão e a percussão, ressignificando a melodia do lugar, além de três faixas gravadas durante as sessões da JAM: “Donatiando”, de Ivan Huol, “Erê Alabê”, de Ivan Bastos, e “Jamnomam”, de Paulinho Andrade.
Essas canções voltam na sessão intitulada “Partituras”, dirigida a músicos interessados em aprender a tocar as três composições.
O material tem também uma sessão dedicada a solos, com performances de músicos que já passaram pelo evento, entrevistas exclusivas e um extenso arquivo de fotos assinadas por Márcio Lima, além do Vídeo Memória, com cenas registradas na JAM bem no seu início, ainda na década de 1990.
fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/
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