quarta-feira, 31 de julho de 2013

Patrocínios Culturais: Lei de incentivo estimula projetos



Regulamentada a Lei de Incentivo à Cultura mobiliza Conselho e Secretaria para viabilizar aplicação e buscar parceiros

ESTÍMULO - Secretária da Cultura Taís Vanessa Monteiro falou da importância da Lei de Incentivo Municipal - Foto: Divulgação


O decreto 11.067, assinado pelo prefeito Vinícius Camarinha e publicado no Diário Oficial do Município quebra um tabu na área cultural em Marília. Regulamenta a Lei de Incentivo à Cultura na cidade. Hoje, a secretária Municipal da Cultura, Taís Vanessa Monteiro deve definir data de audiência para deliberações finais de aplicação da Lei.

Segundo a assessoria do prefeito Vinícius, o objetivo é criar mecanismos de incentivo nesta área, difundindo os talentos artísticos e preservando o patrimônio cultural da cidade. Também visa planejar o investimento de recursos para atividades no setor, beneficiando os produtores de música, teatro, dança, artes plásticas e cinema.

A secretária Taís Monteiro destacou o empenho do Conselho Municipal e funcionários da área e a sensibilidade de Vinícius. “O prefeito sempre lembrou a importância da regulamentação desta lei. Com a medida, ele cumpre o compromisso assumido com a cultura da cidade.”

Os financiamentos para projetos culturais sairão de doações, patrocínios e investimentos. “A Secretaria e o Conselho Municipal da Cultura serão responsáveis pelo acompanhamento de edital de participação”, disse a secretária, lembrando que a regulamentação se deu em 10 de julho, embora a Lei seja de maio de 2012.

Agora, Taís Monteiro deve se reunir com o Conselho de Cultura para definir questões básicas como comissão técnica que deverá dar anuência aos projetos e empresas que venham apoiar as propostas com base na Lei de Incentivo. “Vamos colocar tudo em edital de forma séria e transparente. Para a regulamentação tivemos apoio da vereadora Sonia Tonin e orientação do secretário da Fazenda, Sérgio Moretti.”

Taís Monteiro enfatizou ainda que em contato com Efren Colombani, diretor técnico do ProAc (Programa de Ação Cultural), ele se prontificou a realizar palestras para empresários da cidade a respeito das leis de incentivo.

Teatro

A secretária foi além nos temas e disse acreditar que a cidade recupere o Teatro Municipal no próximo ano. “Estamos tratando de questões administrativas e jurídicas. Estive com o secretário adjunto Sérgio Tiezzi e ele falou em verba do Estado desde que estas questões sejam sanadas (a mais importante delas é o contrato em vigência com a antiga empreiteira), e muito em breve isto deve ocorrer. Acredito que em 2014 teremos o Teatro de volta”, concluiu.

fonte: http://www.diariodemarilia.com.br/

Para saber mais sobre Patrocinios Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário