quarta-feira, 10 de julho de 2013

Patrocínios Culturais: Festival de cinema Pachamama tem 250 filmes inscritos para edição de 2013





Terceira edição do Festival Pachamama teve abertura no Cine Teatro Recreio (Foto: Talita Oliveira)

O período de inscrições para o IV Festival Pachamama – Cinema de Fronteira terminou no dia 25 de junho, com adesão de mais de 250 filmes de vários Estados brasileiros e de países como Espanha, México, Peru, Bolívia e Guatemala, para citar alguns. O festival será realizado entre 18 e 24 de novembro, em Rio Branco, e traz como novidade a categoria Cinema Comunitário, para trabalhos de ficção ou documentários realizados em cinema digital, com duração mínima de 15 minutos.

O Festival Pachamama foi idealizado para promover intercâmbio sociocultural entre os países que estão unidos pela divisão fronteiriça com Brasil por meio do Acre, que são Peru e Bolívia, mas a iniciativa tomou proporções maiores e se expande agora por outros países de língua espanhola.

Os idiomas oficiais das competitivas de longas-metragens, curtas-metragens e cinema comunitário são o espanhol e o português. A tradução e legendagem dos filmes selecionados é de responsabilidade dos organizadores. A próxima etapa é definir a curadoria do festival, que fará a seleção dos filmes para a edição 2013.

O Pachamama terá este ano o patrocínio da Petrobras. O projeto foi um dos 32 das áreas de Música e Cinema selecionados pela Petrobras Cultural, que irá destinar R$ 67 milhões a projetos de 11 categorias culturais. Esta é a maior verba destinada ao fomento de produções artísticas e culturais de todas as edições do edital que recebeu, no total, 4.309 inscritos de todas as áreas.

Com apoio cultural do governo do Estado do Acre, Prefeitura de Rio Branco e Sesc Acre, o evento tem apoio institucional do gabinete da deputada federal Perpétua Almeida e do Consulado Geral do Peru em Rio Branco. O Festival Pachamama – Cinema de Fronteira é uma realização do grupo Pachamama – Cultura de Fronteira em parceria com o Centro Cultural Yanemarai, da Bolívia, Grupo Chaski, do Peru, da Amazônida Consultoria e VT Publicidade de Rio Branco.

Projeto Cinema nos Bairros está dentro da programação do festival (Foto: Guilherme Noronha)

Promove iniciativas de distribuição e de exibição alternativas, como o Cinema nos Bairros, projeto no qual uma edição paralela e itinerante do Pachamama percorre bairros de Rio Branco, levando os filmes da programação principal. Filmes independentes ou que não detêm verbas de divulgação e que ficam fora do circuito das salas de cinema tanto do Brasil, quando dos demais países latinos, são exibidos durante o evento, que já faz parte do calendário cultural e de promoção artística de Rio Branco.

Mais informações:

wwww.cinemadefronteira.com.br/

Para saber mais sobre Patrocinios Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário